top of page

Você é Instruído ou Educado?

Atualizado: 4 de jun. de 2019

Existe uma grande diferença entre Instrução e Educação, a primeira é transferir e adquirir informações, já a Educação, que vem do verbo em latin educare, que significa “tirar de dentro” , é colocar em prática a instrução recebida. Como podemos perceber, nem sempre o instruído é educado e nem sempre o educado é instruído.


No nosso dia a dia vemos isso com frequência. Pessoas com um alto nível de instrução, mas abaixo da média em educação e quem nunca conheceu alguém de pouquíssima instrução, mas de uma sabedoria admirável?


Instruir-se é muito importante, pois a ampliação do conhecimento te dará mais opções para interpretar os fatos, mas para que essa interpretação seja eficaz, a instrução precisa ser legitimada pela educação, principalmente, do ponto de vista emocional. Vemos muitos acadêmicos brilhantes “paralisados”, incapazes de utilizar a empatia para avaliar opiniões contrárias às suas.


O processo de evolução espiritual não é diferente. Quando assumimos a atitude de nos melhorar, acabamos gerando conflitos internos, pois às vezes não sabemos lidar com essa diferença entre instrução e educação em nós. Essa diferença entre o “ideal” e o “real” gera uma cobrança interna grande, pois sabemos o que devemos fazer, mas não praticamos.



Esse conflito interior pode ser mascarado por mecanismos de fuga como a negação, a projeção, por exemplo. Entretanto, isso retardará o nosso processo de autoconhecimento, pois estamos criando um mecanismo de fuga da realidade... Este tema é tão interessante, que criarei um artigo só para falar sobre fuga da realidade. Está prometido!


É muito importante tomarmos consciência desse conflito dentro de nós para nos aceitarmos e não desanimar durante esse processo de melhoria interior.

Anjo com Amnésia é um conceito de promover a gentileza para que o melhor de nós se revele, esse poder ilimitado (Anjo) que esquecemos de usar (Amnésia) e sofremos por causa isso.


bottom of page