top of page

Por que precisamos sofrer se, em essência, nós somos divinos?

As grandes religiões concordam que somos criações divinas, logo somos divinos em essência. Mas por que sofremos tanto?


O nosso Ego, para se proteger, cria máscaras sociais para se ajustar aos diferentes ambientes, na esperança de ser aceito.


Nós vestimos vários tipos de máscaras: Pais, Filho ou filha, Marido ou Esposa, namorado ou namorada, empregado ou empregador etc. Cada uma destas máscaras tem suas próprias características e funções, mas nenhuma delas representa verdadeiramente quem você é.


Devido às demandas sociais, é natural que o Ego use esse tipo de mecanismo para viver de acordo com certos padrões, mas o problema é quando nos perdemos nas exigências desses padrões sociais esquecendo que a nossa real essência vai muito além e é muito mais poderosa que o nosso Ego e o seus mecanismos.


Todas as vezes que nos vemos apegados a uma máscara e suas funções, cedo ou tarde o sofrimento surgirá, devido a impermanência do ambiente que nós vivemos. Qualquer momento de felicidade baseado em máscaras sociais é temporário.


Hoje você pode ser um diretor de uma grande empresa mas amanhã você poderá perder seu emprego e, se continuar apegado a mascara de diretor, isto será motivo de sofrimento.

A mesma coisa acontece como pais, um dia nossas crianças se tornarão adultas e não mas precisarão das nossas máscaras de pais mas se nós continuamos apegados a essa função provavelmente criaremos conflitos desnecessários.


Para evitar sofrimentos é importante termos sempre como referência que somos muito mais que qualquer máscara que a sociedade nos force a vestir, e a busca da nossa verdadeira essência é, na realidade, a verdadeira busca da permanente felicidade.

Anjo com Amnesia... Lembre-se de sua essência.


bottom of page